DECÁLOGO

O Decálogo e a lei[i]

D

eus pronunciou todas estas palavras, dizendo: Eu sou Iahweh teu Deus que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão.

- Não terás outros Deuses diante de mim.

-Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelha ao que existe lá em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra[1].

-Não te prostrarás diante desses deuses[2] e não os servirás, porque eu Iahweh teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam, mas também ajo com amor até a milésima geração para com aqueles que me amam e guardam meus mandamentos.

-Não pronunciarás em falso[3] o nome de Iahweh teu Deus, porque não deixará impune aquele que pronunciar em falso o seu nome.

 

-Lembra do dia de Sábado[4]para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias, e fará toda a sua obra. O sétimo, porém, é o sábado de Iahweh teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que estás em tuas portas. Porque em seis dias Iahweh

Fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm, mas repousou no sétimo dia; por isso Iahweh abençoou o dia de Sábado e o consagrou.

-Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Iahweh teu Deus te dá.

-Não matarás. 

-Não cometerás Adultério.

-Não roubarás.

-Não apresentarás um testemunho mentiroso contra o teu próximo.

-Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher de teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva nem seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo.      


Eis que vos ensinei estatutos e normas, conforme IAHWEH meu Deus me ordenara, para que os ponhais em prática na terra em que estais entrando, a fim de tomardes posse dela.[e] Portanto, cuidai de pô-los em prática, pois isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos. DT4: 5-6

Observai, portanto, para agirdes conforme vos ordenou IAHWEH vosso Deus. Não vos desvieis, nem para direita, e nem para esquerda. Andareis em todo o caminho que IAHWEH vosso Deus vos ordenou, para que vivais, sendo felizes e prolongando os vossos dias na terra que ides conquistar. São estes os mandamentos, os estatutos e as normas que IAHWEH vosso Deus ordenou ensinar-vos, para que coloque em prática na terra a qual passais, a fim de tomardes posse dela, e, assim temas a IAHWEH teu Deus[f]

Ouve ó ISRAEL: IAHWEH nosso Deus é o único Deus! Portanto, amará a IAHWEH teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força.[g]Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! SHEMÀ

Vimos que nosso D-us é zeloso e amoroso nos deixou os seus mandamentos, mandamentos estes que seguidos se transformarão em Bênçãos[h].

Porém a sua não observância, ou Aquele que os conheceu segui a IAHWEH e os deixa se torna alvo das maldições[i]

Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas. Não vim revogá-los. Mas dar-lhes pleno cumprimento[j], porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só I, uma só vírgula. MT 5:17-18

Ora, sabemos que tudo o que a Lei diz, é para os que estão sob a Lei que o diz, a fim de que toda boca se cale e o mundo inteiro se reconheça réu em face de Deus, porque diante de Deus ninguém será justificado pelas obras da Lei,[k] pois da Lei vem só o reconhecimento do pecado. RM 3:19-20



[1] Proibição de fazer imagens culturais de Iahweh. Esta proibição põe Israel à parte de todos os povos que os cercam.

[2] Diante deles.

[3] Além do perjúrio, traduzem “em vão”.

[4] Ou Shabat significa “cessar ou descansar”. É um dia de repouso semanal, consagrado a Iahweh. A instituição do sábado é muito antiga, mas a sua observância tornou-se importante a partir do Exílio e veio a ser um sinal do Judaísmo (no concílio de laodicéia foi imposto que Aquele que judaizasse ou guarda-se o sábado seria morto)

[e] Tôrah- Instrução, “direção dada” A LEI DE DEUS

[f] “Temer a IAHWEH” torna-se expressão típica da fidelidade à aliança. Doravante, o temor (EX 20,20+) comporta por sua vez amor que responde ao amor de Deus e obediência absoluta a tudo o que Deus ordena.

[g]  O amor de Deus não é proposto à escolha, é mandamento. Este amor que corresponde ao amor de Deus por seu povo.

[h] Vide DT 28-1-15

[i] Vide DT 28.15-45

[j] Jesus não veio destruir a Lei, e toda a economia antiga, nem consagrá-la como intangível, mas dar-lhe, pelo seu ensinamento e pelo seu comportamento, forma nova e definitiva, na qual se realizava, afinal, plenamente aquilo a que a lei se encaminhava.

[k]Segundo o Salmo143, jamais o homem será justificado se Deus o julgar segundo as suas obras; invoca-se assim outro princípio de justificação, a fidelidade de Deus às promessas de salvação feitas a seu povo (1Cor1,9),e com outra palavra, a sua justiça. Paulo declarará que precisamente esta justiça, prometida para os tempos messiânicos, manisfestou-se em Jesus Cristo. A Lei, norma externa de conduta, tem por finalidade, no desígnio de Deus, revelar o pecado à consciência do homem, não apagá-lo (ef. 1,16+7,7+).



[i]A lei é subjugada pela graça, mas não é apagada, de tudo que a Lei nos remete aos nossos erros chamados pecados.